A notícia mostra como a o investimento num corpo docente qualificado, assim como baixa rotatividade de professores, são dois dos principais quesitos que fazem a diferença no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de uma escola. O doutor em educação e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Ocimar Munhoz Alavarse diz ainda que é preciso promover uma integração entre alunos, pais e professores em projetos pedagógicos atrativos que chamem a atenção das três partes.
Notícia
Investimento na capacitação de um corpo docente qualificado, reforço escolar, atividades de complementação, além de uma grade curricular diferenciada e bons gestores, são alguns dos elementos que contribuem para o desempenho acima da média das escolas brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados de 2011 referentes ao ensino fundamental, divulgados na terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelaram resultados acima da média nacional em 11 unidades da Federação. Há boas práticas espalhadas por todo o país. No Distrito Federal, as duas primeiras colocadas no ranking estão no Plano Piloto e são públicas.
Notícia originalmente publicada em 16/08/2012