A reportagem mostra como 1/4 dos atuais professores do ensino básico em exercício não possuem diploma de ensino superior. Para o presidente da CNTE (Confedereação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão, isso indica que as pessoas estão indo trabalhar como professores como última opção pelo fato da carreira não apresentar boas perspectivas de futuro. Ele aponta como motivos também salários baixos e condições de trabalho ruins. Uma visão preconceituosa vinda do próprio presidente da CNTE. Será mesmo que as pessoas estão indo ensinar puramente por falta de opções?
Notícia
Cerca de 25% dos professores que trabalham nas escolas de educação básica do país não têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Apesar de ainda existir um enorme contingente de professores que não passaram pela universidade –eram mais de 530 mil em 2011– o quadro apresenta melhora. Em 2007, os profissionais de nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra o censo.
Notícia originalmente publicada em 06/08/2012